terça-feira, 13 de novembro de 2012

Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os Escolhidos (Cuidado!)



"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos." Já ouvi varias vezes esta frase dentro de uma igreja  e muitas pessoas perguntado que versículo é este e onde esta isso na Bíblia?
E Deus capacita sim como fez com vários personagens Bíblicos veja o exemplo de Gideão:

Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão:– Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá. Gideão respondeu: – Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família. Mas o SENHOR disse: – Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.
Juízes 6:14-16.



Existem pessoas que usam esta frase como defesa porque não querem investir em seu sí com cursos, treinamentos, palestras, pregações, aulas, workshop, etc. Tenho comigo que estas pessoas pensam da seguinte maneira: "Para que buscar conhecimento sendo que Deus capacita", escondem-se atrás desta frase por comodismo e dizem até em alta voz magoando aqueles que estão se dedicando com estudos para melhor servir os irmãos e a igreja.
Em primeiro lugar esta frase não existe na Bíblia.
Segundo lugar quem disse esta frase foi Albert Einstein e a pior parte foi que o preguiçoso que usou esta frase pegou somente a parte que lhe interessava e hoje esta na boca do povo.
"Deus não escolhe os capacitados capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança".Albert Einstein.
Retiraram a parte final da frase que cabe a nós fazermos e que é da nossa vontade e de nossa perseverança, Só deixaram a parte que Deus faz. Os versículos abaixo ficaria melhor para o preguiçoso: 

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio. Pv 6:6.
Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo..... Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Js 1:1-6.

Líderes não podemos deixar que nossas equipes estejam apoiadas em frases como estas que nos faz acomodar, achar que não devemos fazer nada e somente esperar que caia tudo do céu. Claro que Deus abençoa mas ele quer nos vêr trabalhando.
Quando ver agora alguém dizer este ditado popular conte lhes o resto da frase!

3 comentários:

  1. Concordei com o poste ,muitas pessoas escondem sim! A verdade, é que não tem como uma pessoa ser um líder se ela não conhecer profundamente o que lidera!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto e abordagem do assunto, visto que não devemos e não podemos nos esconder em frases desse tipo. Deus abençoa aquilo que fazemos para melhorar a nos mesmos e ao próximo...

    ResponderExcluir
  3. Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.

    Isto não quer dizer que não devo correr atrás, o salvo, naturalmente, é muito esforçado, mesmo eu procurando crescer, em conhecimento secular e espiritual, Deus faz presente e me capacita, porque a Bíblia dá esses entendimento.

    I Co1: 26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.

    27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;


    A salvação, por sua própria natureza, não poderiam ser justamente admirados não poderiam reivindicar que tinham sido escolhidos por causa de suas boas qualidades. Antes, Deus tem misericórdia de todos quantos reconhecem sua pecaminosidade (Mc 2:17; Jo 9:30-41).

    E para completar.

    2 Co 3.4 e 5 - E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
    5 - Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.

    ResponderExcluir

Comente, vamos juntos discutir o assunto.